Procedimentos que asseguram nosso padrão de qualidade
RECEBIMENTO E ESTOCAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS
- Identificação e registro de:
a: Código (Part Number)
b: Encapsulamento;
c: Fabricante ;
d: Número de série;
e: Data de fabricação (SEMANA E ANO – SS/AA – ou
ANO e MÊS – AA/MM);
f: Tipo de embalagem;
g: Quantidade total.
- Para itens não conformes, listar em separado, avaliar e proceder às ações corretivas cabíveis, quais sejam:
a: Solicitação de troca/reparo por parte do fornecedor;
b: Devolução simples;
c: Identificação e estocagem simples caso se trate de
alternativa comprovadamente aceitável e expressamente
aprovada pelo cliente;
- Caso haja necessidade de manuseio do componente fora de sua embalagem, utilizar pulseira anti-estática devidamente aterrada.
- Em caso de itens obsoletos, checar sua absoluta integridade quanto a:
Embalagem;
Etiquetas de identificação.
- Armazenagem em ambiente protegido contra descargas elétricas, poeira, calor e umidade.
EXPEDIÇÃO
- Verificação de códigos, quantidades e observações exibidos na tela de pedidos.
- Comunicação imediata ao responsável pelo pedido caso haja disparidade de qualquer aspecto como, por exemplo, divergência de quantidade, múltiplos por embalagem, reserva, etc.
- Registro de:
a: Código (Part number) e fabricante
b: Quantidade
c: Número de série / rastreamento
d: Cliente
e: Pedido / nota fiscal
f: Responsável pela qualidade
- Utilizar embalagem apropriada que garanta a integridade dos produtos durante o transporte.
- Arquivamento de comprovante de entrega (Canhoto de nota fiscal ou comprovante de coleta das transportadoras).
VENDAS
Ao efetuar a cotação, checar a disponibilidade de atendimento a TODOS os requisitos do pedido do cliente (Part number exato, fabricante, encapsulamento; DC, quantidade por embalagem, tipo de embalagem, prazo de entrega e condições de pagamento).
Quando do recebimento do pedido, caso haja algum item em desacordo, caberá ao vendedor contatar o cliente para solicitar as retificações necessárias e/ou apresentar as possíveis alternativas.
O aceite da retificação do pedido por parte do cliente deve ser devidamente documentado e arquivado em sua pasta de pedidos por 90 dias no mínimo.
Assegurar-se de que a quantidade solicitada pelo cliente esteja de acordo com a quantidade mínima exigida pelo nosso fornecedor, no caso de repasse.
Ao inserir um novo item de estoque no sistema, todos os itens do cadastro devem ser preenchidos (Part Number, Pack, DC, Embalagem, Fabricante, Custo, Fator, Origem e todos os dados tributários.).
PÓS-VENDAS
- Dar absoluta prioridade a qualquer solicitação e/ou reclamação de clientes a respeito de pedidos já entregues, respondendo em caráter de urgência a qualquer ação corretiva solicitada.
- Toda e qualquer notificação de não conformidade recebida deve ser imediatamente encaminhada ao endereço [email protected], cujo responsável, juntamente com o vendedor, direcionará e acompanhará a ação corretiva até sua conclusão. Formulário: Não Conformidade.
- As trocas das mercadorias envolvidas devem ser anotas no formulário Trocas sob responsabilidade do estoquista e acompanhamento do vendedor, e monitoradas até sua conclusão.
- Questionários de avaliação solicitados pelos clientes devem ser encaminhados para: [email protected]. O responsável deve responder o mais breve possível, dentro do prazo estipulado.
COMPRAS
- O cadastro de fornecedores nacionais e internacionais qualificados e com informações atualizadas de desempenho é o ponto de partida de qualquer compra. Fornecedores novos devem responder ao questionário de qualificação e obter aprovação antes de qualquer negociação.
- Assegurar-se que o fornecedor ofereça garantia de reposição caso os produtos não satisfaçam plenamente os nossos requisitos de qualidade. O aceite do nosso pedido de compras, no qual as nossas condições de fornecimento se encontram descritas, constitui prova desta garantia.
- Atentar para as quantidades mínimas exigidas pelo fornecedor, adequando múltiplos por embalagem e valores de faturamento ao pedido do cliente, no caso de repasse.